CAMINHADA
DE ARRAIAL A TRANCOSO

A caminhada pode começar pela Praia do Mucugê, a principal do Arraial d"Ajuda. Para chegar é só seguir e descer a Rua do Mucugê (no centro). Agora caminhe em direção ao sul (direita), passando pelo Rio Mucugê e Praia do Parracho, até chegar na Praia da Pitinga. São 4 km em total até esse ponto.

 

Para quem gosta de caminhar pela praia, vale a pena conhecer o trecho entre Arraial d’Ajuda e Trancoso a pé.

 

São 14 km de caminhada, sem subidas ou caminhos tortuosos. É fácil e o único segredo é ir na maré baixa. Confira as descrições e mais dicas da caminhada ou assista aos dois vídeos abaixo do Blog Viagens Cinematográficas.

Uma outra opção é começar a caminhada desde a Praia da Pitinga, a última com acesso automotor, sendo possível chegar de mototaxi, van ou carro. Parte da praia possui restaurantes e bastante movimento, mas caminhando mais um pouquinho e já próximo ao Rio Pitinga e das falésias, começam os trechos de praias desertas e com cenários espetaculares! Para quem quer disfrutar da vista do mirante do alto das falésias, existe uma trilha logo no início. São 8 minutos até o topo e é nesse ponto que os um pouco mais aventureiros se atrevem no salto de parapente.

Parte importante do percurso é a travessia pelas pedras que divide a Praia de Taípe e Praia do Rio da Barra. É fundamental atravessá-las na maré baixa, já que as águas durante a maré alta invadem as pedras e torna essa passagem escorregadia, violenta e muito perigosa. Acesse aqui a previsão das marés (preia-mar = maré alta; baixa-mar = maré baixa).

Continuando a caminhada chegamos à Praia de Taípe, a 2 km da Lagoa Azul (= 8km). Essa praia abriga alguns restaurantes com acesso automotor. O grande destaque dessa praia é o Rio Taípe, que forma uma curva e um poço  maravilhoso para o banho de água doce. Porém, como o rio tem acesso fácil, o local pode ficar cheio de turistas fazendo churrascos ou com sons altos em algumas partes do ano.

Com mais 2 Km (= 6km)pela areia chegamos na Praia Lagoa Azul. O nome remete à uma antiga lagoa que havia entre as falésias, mas a água secou. Em épocas de chuva (entre março e maio, principalmente), a região fica com bastante barro molhado e colorido. Dizem que é bom para a pele e, de qualquer forma, é divertido se pintar. O lugar tem ainda uma única cabana de praia (que dependendo da época pode estar fechada) e uma caminhada sem sinalização para o segundo mirante das falésias.

Chegamos a Praia do Rio da Barra, divisa entre Arraial d'Ajuda e Trancoso, á 3 km de Taípe (= 11km), onde encontramos mais uma oportunidade para um banho de água doce, no lindo Rio da Barra. Limpo, calmo e sem muitos turistas, já que o acesso é mais restrito pelo Restaurante Terra Vista. 

Mais 2 km de caminhada (= 13km) chegamos na Praia dos Nativos, que conta com algumas cabanas, com boa infraestrutura e serviços. Desse ponto já é possível encontrar transporte para o centro (quadrado) de Trancoso.

Mas a caminhada pode continuar e passando o rio, por mais 1 km (Total de 14 km), chegamos até a linda Praia de Coqueiros, que abriga algumas badaladas e famosas cabanas de praia, com DJ's e festas. Este é o ponto mais próximo ao Quadrado. 

Para voltar ao Arraial d'Ajuda, basta procurar no Quadrado os serviços de van (saem em horários variados, dependendo de lotação - juntar um mínimo de pessoas). Também existem ônibus com horários fixos da linha Águia Azul: 06:00, 06:30, 07:30 (Caraíva via Terra Vista), 08:30,09:30, 10:50, 12:30, 14:30, 16:00, 15:50, 17:20 (Caraíva via Terra Vista), 18:00.