O que fazer

CARAÍVA
caraiva-o-paraiso-da-bahia-1
000
caraiva-o-paraiso-da-bahia-2 (1)
caraiva4
Caraiva-2
caraiva-o-paraiso-da-bahia-3
caraiva
foto-galeria-materia-620-6z38
natureza-por-sol-para
foto-galeria-materia-620-s976
fotos-externas-noite

Localização:

67 km ao sul do Arraial d'Ajuda

 

Descrição:

Quando você chegar ao pequeno porto de Nova Caraíva vai encontrar várias canoas a espera para fazer a travessia. Com mochilas e bolsas acomodadas nas canoas a remo, é hora de embarcar. Dê uma olhada a seu redor; você vai começar a ser encantado. O céu, o rio, o mar lá adiante e o mangue completando a moldura, um espetáculo da natureza para dar boas vindas.

 

A travessia é rápida, alguns minutos e já se está do outro lado do rio e em outro universo, a Vila de Caraíva. Aproveite a travessia para tirar as primeiras fotos e trocar o tênis pelo chinelo. As ruas de Caraíva são todas de areia e andar calçado é mais difícil.

No porto de Caraíva vários carregadores oferecem os seus serviços para quem tem bagagem mais pesada. Eles também sabem informar onde ficam as pousadas e os campings. Depois de se instalar é hora de começar a aproveitar de verdade. Para quem chega já no final do dia, a dica é ir ver o pôr do sol na barra, onde o rio encontra o mar e aproveitar para entrar totalmente no clima de Caraíva. Para quem chega pela manhã as opções são muitas. Pode começar com um banho de mar e depois comer um peixe em uma das barracas a beira da praia.

 

Durante a alta temporada o número de visitantes cresce muito e é bom chegar já com a sua reserva, principalmente para o reveillon. Mesmo com o grande movimento Caraíva não se transforma em um balneário turístico tradicional, o lugar tem forte personalidade de paraíso isolado.

 

Por tanto, prepare-se para conhecer um lugar muito diferente, com estrutura simples, modo de vida particular, muitas histórias e uma beleza natural indescritível.

 

A praia da Barra tem o seu encanto particular: praia de rio e praia de mar. É nela que está o "point" diurno de Caraíva. Comidas, bebidas e o famoso artesanato Pataxó são encontrados lá. A noite em Caraíva é um espetáculo à parte. Ver a lua nascer no mar ou olhar o céu na lua nova são momentos inesquecíveis. Musíca ao vivo, música eletrônica, forró até o dia clarear e boa comida fazem da beira do rio o "point" noturno. Descer o rio de bóia, andar a cavalo, caminhar até a famosa Praia do Espelho, passear de barco e de buggy, conhecer a Aldeia Mãe de Barra Velha tornam Caraíva um vilarejo inesquecível.

 

Como chegar a Caraíva:

 

Ônibus da Companhia Águia Azul realizam o trajeto de ida e volta todos os dias em horários fixos: da balsa do Rio Buranhém (Porto Seguro-Arraial d'Ajuda), passam pelo centro do Arraial (ponto próximo ao centro histórico-praça da igreja) e pela estrada de trancoso (Pousada Manacá, Monalisa, outros), pela praça do centro de Trancoso, e seguem até Caraíva; o retorno é pelo mesmo trajeto.

Valor: R$ 15,00

Telefone: Esquema Operacional Águia Azul - Núcleo de Arraial d'Ajuda - (73) 3575-1170

 

Vans saem todos os dias da balsa, passam pelo centro do Arraial  (ponto próximo ao centro histórico-praça da igreja) e pela estrada de trancoso (Pousada Manacá, Monalisa, outros), pela praça do centro de Trancoso e seguem a Caraíva; o retorno é pelo mesmo trajeto. Na alta temporada normalmente realizam os mesmos horários do ônibus e às vezes podem abrir novos horários, mas dependem de lotação (quantidade mínima de passageiros). 

Valor: R$ 20,00

Telefone: 

 

Mais informações:

Agencias de Turismo ou:

http://www.caraiva.com.br/

http://www.caraivabahia.com.br/

 

DESTACADOS
17270110_1340182049381694_214923286_n.pn

Pousada Aroeira

Rua dos Cajueiros - Próximo ao rio e à praia                    Cel e Whatsapp: 073 998083545

"Como se estivesse hospedado na pousada de amigos" (Booking.com). Além da ótima hospitalidade, a pousada possui uma ótima localização (pertinho do rio e da praia). Os quartos são simples, porém limpos e aconchegantes, com ar condicionado e alguns com varanda. O jardim é uma delícia para desfrutar o barulho do mar e dos pássaros.

Booking.jpg