Praias de Arraial d'Ajuda

 
Dicas para Praia 

Ao longo do dia essas praias mudam a paisagem completamente, porque são influenciadas pelas marés.

 

Durante a maré baixa, ou baixa-bar, águas tranquilas e em alguns pontos específicos podemos encontrar transparentes e quentes piscinas que se formam entre o grande recife de coral. A situação fica perfeita para fazer mergulho de snorkel, para passear entre os recifes de coral, e para nadar com bebês e crianças. Além disso é a melhor época para correr na praia ou andar de bicicleta, já que a areia próxima da água fica mais plana e dura. 

 

Já na maré alta, ou preia-mar, o mar fica um pouco agitado e com algumas pequenas ondas.

 

No link da Tábua de Marés, é possível ver a situação da maré na hora desejada (preia mar = maré alta, baixa mar = maré baixa), assim como o clima cidade, a velocidade do vento (em algumas épocas - setembro e outubro - há ocorrência de ventos fortes), a umidade do ar, os horário do nascer e pôr do sol e da lua, as fases da lua e mais algumas outras informações interessantes..

Praia do Apaga Fogo

Localização: 

Ao norte do Centro, início da Estrada da Balsa (sentido Balsa-Arraial).

 

Acesso:

1- Trilha ao lado do Eco Resort;

2- Cabanas de Praia (abertas ao público)

3- Trilha escondida

Descrição:

É a primeira praia para quem atravessa a balsa de Porto Seguro à Arraial d’Ajuda. Localiza-se ás margens do Rio Buranhém e, por isso, as águas são mais escuras quando próximas ao rio, e mais claras com a distância.

Possui uma areia fina e branca, e muitos coqueiros que completam a paisagem. É muito famoso por abrigar o Arraial d’Ajuda Eco Resort na “Ponta do Apaga Fogo”.

Possui muitos corais, que formam piscinas na maré baixa.

 

 
Praia do Araçaípe
 

Localização: 

Ao norte do Centro, Estrada da Balsa.

 

Acesso:

1- Trilha escondida.

2- Cabanas de Praia (abertas ao público)

Descrição:

É frequentada por quem busca uma praia não muito cheia, porém com uma infraestrutura: conta com algumas barracas na parte central da praia que proporcionam sombra, gastronomia e outros serviços como música ambiente ou ao vivo e até mesmo grandes eventos.

Também é muito procurada para a prática de esportes náuticos como Stand Up Paddle, caiaque, kitesurf, windsurf e outros.

 

Localização: 

Ao norte do Centro, Estrada da Balsa.

 

Acesso:

1- Estrada de chão ao lado do Eco Parque (com local para estacionar).

 

Descrição:

É uma praia pitoresca, com pequenos e coloridos barcos de pescadores ancorados no mar, e muito frequentada por moradores.

Possui uma importante vegetação de restinga junto à areia da praia, sendo um ponto importantíssimo para conservação do meio ambiente. Guarde o seu lixo em sacolas e jogue na lixeira!

 

Praia dos Pescadores
 
Praia do Mucugê
 

Localização: 

Centro, final da Rua Mucugê..

 

Acesso:

1- Cabanas de praia;

2- "Beco" da Mucugê.

 

Descrição:

Devido à localização central, esta praia é a mais frequentada. Nos feriados e alta temporada, fica lotada de famílias e ambulantes.

Possui hospedagens e diversas barracas à beira mar, que oferecem diferentes serviços e gastronomia. Muitas dessas barracas contam com música ao vivo ou ambiente. 

As práticas de Stand Up Paddle e caiaque são comuns.

As águas do Rio Mucugê quando cheio encontram com as águas do mar, formando mais uma paisagem especial. Logo após esse encontro, há uma extensa faixa de areia branca com coqueiros que proporcionam muita sombra gratuita e natural.

 

Localização: 

Ao sul do Centro, Estrada da Pitinga.

 

Acesso:

1- Cabanas de praia (abertas ao público).

2- Caminhada de 10 minutos desde a Praia do Mucugê.

 

Descrição:

No verão é o ponto de encontro e de grandes festas bastante conhecidas na região. Possui barracas de praias à baira mar que oferecem gastronomia com música ambiente ou ao vivo e outros serviços.

 

Praia do Parracho
 
Praia da Pitinga

Localização: 

Ao sul do Centro, Estrada da Pitinga.

 

Acesso:

1- Estacionamento pago à 5 minutos das cabanas de praia.

 

Descrição:

Infraestrutura ou contato com a natureza, a praia da Pitinga é para todos. Com uma paisagem deslumbrante, possui diversas características que atraem diferentes gostos.

As cabanas de praia com deliciosas opções de comidas e serviços estão no início da praia, e logo abre-se uma grande extensão de areia fina e branca, com altas falésias de diferentes cores e muita vegetação.

Além disso é muito procurada para as práticas de Parapente, além de kitesurf, windsurf, Stand Up Paddle e caiaque.

 

 
Praia da Lagoa Azul

Localização: 

Ao sul do Centro.

 

Acesso:

1- Caminhada de 20 minutos desde a Praia da Pitinga;

2- Caminhada de 20 minutos desde a Praia de Taípe.

Descrição:

Trecho pequeno entre as praias de Taípe e Pitinga, identificado por uma pequena barraca e falésias. Há muitos anos já não existe essa tal lagoa, mas no local, entre as falésias, em período de chuva, muita lama fica acumulada no poço e as pessoas aproveitam para tomar banho de argila branca. Segundo os moradores, a argila mantém a pele saudável.

 

 
Praia do Taípe
 

Localização: 

Ao sul do Centro, Estrada antiga de Trancoso.

 

Acesso:

1- De carro, seguir as placas destino Taípe. Estacionamento à poucos metros da praia.

Descrição:

Muitas falésias e mata nativa. Esse pedaço semi-deserto tem um visual de tirar o fôlego. Ainda que possui pouquíssimas barracas de praia, é possível encontrar sossego e privacidade.

 

 
Praia Rio da Barra

Localização: 

Ao sul do Centro, Estrada antiga de Trancoso.

 

Acesso:

1- Cabana de Praia: Barraca Terravista

Descrição:

Muita tranquilidade nesse encontro de mata nativa, rio e mar. Destino perfeito para quem quer sossego e natureza exuberante.