O que fazer

TRANCOSO
01_edited
trancoso
nyt-trancoso-03.jpg.441x331_default
03-villasdetrancoso-trancoso-1
trancoso-e1427307736895
trancoso14
trancoso (1)

Localização:

25 km ao sul do Arraial d'Ajuda

 

Descrição:

Trancoso originou-se de uma aldeia jesuíta denominada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. O povoado permaneceu desconhecido nacionalmente até ser descoberto no fim dos anos 1970 por hippies. Na época, era só um conjunto de casas dispostas ao redor de um grande gramado (o chamado "Quadrado"), com uma igreja ao fundo, de onde se tinha uma visão panorâmica do mar. A partir da década de 1990, com o incremento do turismo no estado e a construção de estradas e aeroportos, o potencial turístico da região sofreu um crescimento vertiginoso.

 

Em Trancoso, a principal atividade econômica é o turismo. Ao mesmo tempo que oferece hospedagens cinco estrelas e gastronomia impecável, mantém a simplicidade e o charme rústico. As belíssimas praias convidam turistas de todo o mundo, e também muitas celebridades. O Quadrado, a ampla praça no centro do vilarejo, cresceu, ficou bem iluminada (a noite é um show de iluminação rústica), conta com emolduradas casinhas coloridas transformadas em lojas, restaurantes, pousadas e grifes famosas, e conta também com a linda e charmosa igrejinha branca ao fundo. 

 

Todo o charme desse vilarejo é cercado por uma natureza exuberante com um clima ameno o ano inteiro.

Como chegar a Trancoso:

 

Ônibus da Companhia Águia Azul realizam o trajeto de ida e volta todos os dias em horários fixos: da balsa do Rio Buranhém (Porto Seguro-Arraial d'Ajuda), passam pelo centro do Arraial (ponto próximo ao centro histórico-praça da igreja) e pela estrada de trancoso (Pousada Manacá, Monalisa, outros) até a praça do centro de Trancoso; o retorno é pelo mesmo trajeto.

Valor: R$ 8,50

Telefone: Esquema Operacional Águia Azul - Núcleo de Arraial d'Ajuda - (73) 3575-1170

 

Vans saem todos os dias da balsa, passam pelo centro do Arraial  (ponto próximo ao centro histórico-praça da igreja) e pela estrada de trancoso (Pousada Manacá, Monalisa, outros) até a praça do centro de Trancoso e, dependendo da quantidade de passageiros, podem chegar até a praia dos Coqueiros; o retorno é a partir da praça do centro de Trancoso, estrada de Trancoso, centro de Arraial e balsa. Na alta temporada as saídas são mais regulares, das 6:00 até 18:30 horas, podendo ser a cada 30 minutos, mas em baixa temporada dependem de lotação (quantidade mínima de passageiros). 

Valor: R$ 10,00

Telefone: 

 

Mais informações:

Agencias de Turismo ou:

http://www.trancosobahia.com.br/

http://www.feriasbrasil.com.br/ba/trancoso/

http://www.trancosobahia.net.br/

http://www.trancosobrasil.com.br/